segunda-feira, 18 de junho de 2012

Nossos defeitos e qualidades

Temos muitas diferenças e divergências. Precisamos encontrar novos caminhos para percorrer em busca de qualidade para nossos relacionamentos. Não estamos sozinhos. A convivência diária deve nos fazer perceber as qualidades das pessoas que nos rodeiam.

No 5º ano aconteceu desta forma. Estávamos brigando muito e dando importância para nossos defeitos. Todos conseguíamos apontar defeitos. As qualidades ficavam escondidas. Foi então que fizemos a leitura do texto: Ferramentas de carpinteiro. Infelizmente não conheço o autor.

FERRAMENTAS DE CARPINTEIRO


Era uma vez uma carpintaria, onde as ferramentas resolveram realizar uma assembleia. Elas tinham umas diferenças e queriam por tudo em pratos limpos. O martelo assumiu a presidência. Entretanto ele foi notificado que teria que renunciar porque ele fazia muito barulho. O martelo aceitou, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, porque ele tinha que dar muitas voltas para que servisse para alguma coisa. O parafuso acatou a decisão, mas exigiu que a lixa também saísse. Ela era muito áspera e sempre causava muitos atritos. Mas a condição para a lixa sair era que também fosse expulso o metro, que ficava medindo todo mundo como se só ele fosse perfeito! Nisso chegou o carpi9nteiro utilizando o martelo, o metro, a lixa e o parafuso, finalmente transformou a madeira num lindo móvel.
Quando a carpintaria ficou completamente só, a assembleia recomeçou. Foi então que o serrote pediu a palavra: “ senhoras e senhores”, disse ele. Parece que ficou demonstrado que todos nós temos defeitos, entretanto o carpinteiro, quando trabalha, utiliza as nossas qualidades. Isso é que nos faz valiosos. Assim, temos que deixar de lado os nossos pontos negativos e nos concentrar nos nossos pontos positivos. A assembleia então concluiu que o martelo era forte, que o parafuso unia e dava força, que a lixa aparava as arestas e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então uma equipe capaz! E todos ficaram felizes.
O mesmo acontece conosco, seres humanos. Observe! É fácil encontrar os defeitos dos outros. Qualquer um pode fazê-lo! Mas encontrar as qualidades é tarefa para pessoas especiais, capazes de enxergar a beleza que vive em cada um de nós
 
Após leitura e interpretação do texto, resolvemos fazer uma produção em grupo para evidenciar ainda mais os defeitos e qualidades de todos. Os grupos trabalharam em sigilo, sem mostrar suas produções para os colegas.

Antes de conhecer todos os trabalhos produzimos um ensaio, incluindo todos os colegas. Ficou bem legal porque todos puderam relatar seu próprio defeito e dos colegas evidenciaram as qualidades.

FICOU ASSIM:

Nossos defeitos e qualidades

Em um dia destes que parece que um terremoto vai estremecer nossas vidas, os alunos do 5º ano resolveram fazer uma reunião sobre uma viagem. Foi neste momento que a confusão começou.
Amanda se ofereceu como líder, para organizar a reunião . O Alisson disse que a Amanda só aceita se for do seu jeito. Ela concordou mas disse que ele fala muito baixo, também não pode ser. Eu posso disse o Brendo, eu falo bem alto. Nem pensar diz o Gabriel, ele é muito brigão, então vou eu. A Dienifer não aceita , porque o Gabriel é muito engraçado. Ele retruca dizendo que ela é uma metida. Os dois saem bravos.
Em outro canto da sala o Érick se dá conta que ninguém começa a reunião e sai na liderança. Quando ele começa a falar a Gabriela já pede para que se cale, porque ele só sabe fazer bagunça. Então ele responde que ela gosta muito de dar palpite mas não aceita a opinião dos outros. Se olham e viram as costas. O Lucas fica irritado e resolve fazer do seu jeito e inicia uma gritaria. A Paloma pergunta porque ele não conversa sem gritar e diz que vai fazer no seu lugar. Não Paloma! Deixa que eu é que sei conversar, você não pensa antes de falar, completa a Duda. E nessa onda de um vai e outro não, a Giuliana se manifesta reclamando da baderna e aproveita para lembrar que a Duda é muito tímida. Também acha que pode liderar, mas na mesma hora desiste e pede para o Igor ficar em seu lugar porque já começou a gaguejar. Igor responde: - Se o problema é gaguejar, eu também vou começar, porque fico nervoso para falar na frente dos outros. Não posso assumir este lugar. Então o Edinho que é maior que eu pode tentar. Nesta mesma hora o Edinho pula e responde que não fica sem se envergonhar, mas oferece o aluno novo, o Igor Teixeira, que é bem seu amigo, para ficar em seu lugar.
Coitado! Assim no susto já se esconde e diz que ele nem pensar!

A professora entra na sala e pede ajuda de todos:

  • Queridos, preciso da cooperação de todos vocês para organizarmos uma viagem. Vamos ver quem se responsabiliza por cada atividade, para facilitar nosso trabalho.
  • Muito bem! Eu preciso de uma dupla que saiba se organizar para liderar o grupo: Um menino e uma menina.
Foi então que todos concordaram que a Giuliana seria mais indicada porque consegue conversar com calma com os colegas e que o Igor seria um bom companheiro para esta tarefa porque ele é bem educado e calmo. Também precisavam de alguém que escreva e recorte bem para montar as rifas. Chamaram o Lucas, o Alisson e a Gabriela que é muito cuidadosa. Pediram para a Dienifer pesquisar que lugares iriam visitar, pois disso ela entende. O Brendo e o Erick, que não têm vergonha de conversar, vão sair para buscar patrocínio. O Gabriel que é super-rápido se encarrega de estudar os mapas, para decidir onde vamos parar. Assim não vamos nos atrasar. O Edson que é bom negociante, junto com a Amanda que é boa na matemática, cuidam do dinheiro e pediram para o Igor Teixeira ajudá-los dizendo que ele é de confiança. A Paloma que é muito atenta , cuida da agenda e a Duda que é toda delicada e organizada vai decidir o que vamos levar para comer.
Sendo assim acabaram esquecendo de usar seus defeitos e o que fez a viagem acontecer foram as muitas qualidades que todos tinham a oferecer.

Produção coletiva a partir da leitura do texto Ferramentas de Carpinteiro.

Agora o próximo passo será a leitura dos textos dos grupos. Nos resta esperar.

4 comentários:

  1. Nos falamos nos defeitos e fomos criando o texto e depois
    as qualidades e ficou perfeito .
    Alisson Maia da Silva .
    5°ano 2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil porque dá vergonha de mais. Mas eu consegui.
      Tem que ter muita calma e paciência.Alisson Maia da Silva .
      5°ano 18-06 -2012

      Excluir
  2. Eu gostei bastante porque fala dos nossos defeitos. Eu me senti com um pouco de vergonha, porque eles tinham que falar das nossas qualidades eu tinha que falar dos meus defeitos. Depois de tudo isso deu certo nosso texto.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito desse trabalho. porque?bom porque nos admitimos todo os nossos de feito dentro da sala de aula não foi muito difícil de falar os nossos defeitos e qualidades muito bom.

    ResponderExcluir