No 5º ano aconteceu desta forma. Estávamos brigando muito e dando importância para nossos defeitos. Todos conseguíamos apontar defeitos. As qualidades ficavam escondidas. Foi então que fizemos a leitura do texto: Ferramentas de carpinteiro. Infelizmente não conheço o autor.
FERRAMENTAS
DE CARPINTEIRO
Era uma
vez uma carpintaria, onde as ferramentas resolveram realizar uma
assembleia. Elas tinham umas diferenças e queriam por tudo em pratos
limpos. O martelo assumiu a presidência. Entretanto ele foi
notificado que teria que renunciar porque ele fazia muito barulho. O
martelo aceitou, mas pediu que também fosse expulso o parafuso,
porque ele tinha que dar muitas voltas para que servisse para alguma
coisa. O parafuso acatou a decisão, mas exigiu que a lixa também
saísse. Ela era muito áspera e sempre causava muitos atritos. Mas a
condição para a lixa sair era que também fosse expulso o metro,
que ficava medindo todo mundo como se só ele fosse perfeito! Nisso
chegou o carpi9nteiro utilizando o martelo, o metro, a lixa e o
parafuso, finalmente transformou a madeira num lindo móvel.
Quando a
carpintaria ficou completamente só, a assembleia recomeçou. Foi
então que o serrote pediu a palavra: “ senhoras e senhores”,
disse ele. Parece que ficou demonstrado que todos nós temos
defeitos, entretanto o carpinteiro, quando trabalha, utiliza as
nossas qualidades. Isso é que nos faz valiosos. Assim, temos que
deixar de lado os nossos pontos negativos e nos concentrar nos nossos
pontos positivos. A assembleia então concluiu que o martelo era
forte, que o parafuso unia e dava força, que a lixa aparava as
arestas e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então uma equipe
capaz! E todos ficaram felizes.
O mesmo
acontece conosco, seres humanos. Observe! É fácil encontrar os
defeitos dos outros. Qualquer um pode fazê-lo! Mas encontrar as
qualidades é tarefa para pessoas especiais, capazes de enxergar a
beleza que vive em cada um de nós.
Após leitura e interpretação do texto, resolvemos fazer uma produção em grupo para evidenciar ainda mais os defeitos e qualidades de todos. Os grupos trabalharam em sigilo, sem mostrar suas produções para os colegas.
Antes de conhecer todos os trabalhos produzimos um ensaio, incluindo todos os colegas. Ficou bem legal porque todos puderam relatar seu próprio defeito e dos colegas evidenciaram as qualidades.
FICOU ASSIM:
Nossos
defeitos e qualidades
Em um dia destes que
parece que um terremoto vai estremecer nossas vidas, os alunos do 5º
ano resolveram fazer uma reunião sobre uma viagem. Foi neste momento
que a confusão começou.
Amanda se ofereceu como
líder, para organizar a reunião . O Alisson disse que a Amanda só
aceita se for do seu jeito. Ela concordou mas disse que ele fala
muito baixo, também não pode ser. Eu posso disse o Brendo, eu falo
bem alto. Nem pensar diz o Gabriel, ele é muito brigão, então vou
eu. A Dienifer não aceita , porque o Gabriel é muito engraçado.
Ele retruca dizendo que ela é uma metida. Os dois saem bravos.
Em outro canto da sala
o Érick se dá conta que ninguém começa a reunião e sai na
liderança. Quando ele começa a falar a Gabriela já pede para que
se cale, porque ele só sabe fazer bagunça. Então ele responde que
ela gosta muito de dar palpite mas não aceita a opinião dos outros.
Se olham e viram as costas. O Lucas fica irritado e resolve fazer do
seu jeito e inicia uma gritaria. A Paloma pergunta porque ele não
conversa sem gritar e diz que vai fazer no seu lugar. Não Paloma!
Deixa que eu é que sei conversar, você não pensa antes de falar,
completa a Duda. E nessa onda de um vai e outro não, a Giuliana se
manifesta reclamando da baderna e aproveita para lembrar que a Duda é
muito tímida. Também acha que pode liderar, mas na mesma hora
desiste e pede para o Igor ficar em seu lugar porque já começou a
gaguejar. Igor responde: - Se o problema é gaguejar, eu também vou
começar, porque fico nervoso para falar na frente dos outros. Não
posso assumir este lugar. Então o Edinho que é maior que eu pode
tentar. Nesta mesma hora o Edinho pula e responde que não fica sem
se envergonhar, mas oferece o aluno novo, o Igor Teixeira, que é bem
seu amigo, para ficar em seu lugar.
Coitado! Assim no susto
já se esconde e diz que ele nem pensar!
A professora entra na
sala e pede ajuda de todos:
- Queridos, preciso da cooperação de todos vocês para organizarmos uma viagem. Vamos ver quem se responsabiliza por cada atividade, para facilitar nosso trabalho.
- Muito bem! Eu preciso de uma dupla que saiba se organizar para liderar o grupo: Um menino e uma menina.
Foi então que todos
concordaram que a Giuliana seria mais indicada porque consegue
conversar com calma com os colegas e que o Igor seria um bom
companheiro para esta tarefa porque ele é bem educado e calmo.
Também precisavam de alguém que escreva e recorte bem para montar
as rifas. Chamaram o Lucas, o Alisson e a Gabriela que é muito
cuidadosa. Pediram para a Dienifer pesquisar que lugares iriam
visitar, pois disso ela entende. O Brendo e o Erick, que não têm
vergonha de conversar, vão sair para buscar patrocínio. O Gabriel
que é super-rápido se encarrega de estudar os mapas, para decidir
onde vamos parar. Assim não vamos nos atrasar. O Edson que é bom
negociante, junto com a Amanda que é boa na matemática, cuidam do
dinheiro e pediram para o Igor Teixeira ajudá-los dizendo que ele é
de confiança. A Paloma que é muito atenta , cuida da agenda e a
Duda que é toda delicada e organizada vai decidir o que vamos levar
para comer.
Sendo assim acabaram
esquecendo de usar seus defeitos e o que fez a viagem acontecer foram
as muitas qualidades que todos tinham a oferecer.
Produção coletiva
a partir da leitura do texto Ferramentas de Carpinteiro.
Agora o próximo passo será a leitura dos textos dos grupos. Nos resta esperar.
Nos falamos nos defeitos e fomos criando o texto e depois
ResponderExcluiras qualidades e ficou perfeito .
Alisson Maia da Silva .
5°ano 2012
É muito difícil porque dá vergonha de mais. Mas eu consegui.
ExcluirTem que ter muita calma e paciência.Alisson Maia da Silva .
5°ano 18-06 -2012
Eu gostei bastante porque fala dos nossos defeitos. Eu me senti com um pouco de vergonha, porque eles tinham que falar das nossas qualidades eu tinha que falar dos meus defeitos. Depois de tudo isso deu certo nosso texto.
ResponderExcluirEu gostei muito desse trabalho. porque?bom porque nos admitimos todo os nossos de feito dentro da sala de aula não foi muito difícil de falar os nossos defeitos e qualidades muito bom.
ResponderExcluir