Uma reunião entre pais, professores e alunos da 6ª série da EEEF. Prof. Dietschi, me provocou o desejo de trabalhar com os JOGOS COOPERATIVOS.
Consultei a Direção e os alunos, e iniciei a experiência. Aqui partilho minha aprendizagem junto à turma e as leituras que estão me norteando.
Acredito que através da Aprendizagem cooperativa, os alunos irão conhecer habilidades e dificuldades que serão trabalhadas com o grupo. Este tipo de trabalho favorece o exercício da colaboração e do respeito entre todos.
Nossas primeiras experiências estão registradas em hipertexto produzido pelos alunos. Posso afirmar que este trabalho traz um resultado excepcional e deve ser experimentado.
Este link leva a leitura de um CADERNO DE JOGOS COOPERATIVOS, que está sendo utilizado como base de nossas atividades.
http://www.aracati.org.br/portal/pdfs/02_Jovens%20em%20Acao/jogos_cooperativos_02.pdf
Já este link leva a leitura de uma REVISTA JOGOS COOPERATIVOS, que traz a opinião de vários autores sobre este assunto. Vale muito fazer esta leitura.
http://www.jogoscooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm#
Aqui pretendo compartilhar os Doc's produzidos pelos alunos da 6ª série que mostram como o trabalho vem sendo realizado.
Estou feliz com a receptividade e comprometimento dos alunos da 6ª série. Parabéns!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu também adorava esses jogos eram muitos divertidos ,além de ser educativo ,e faz as pessoa ficarem mais amigas e unidas ..... foi uma pena os jogos terem acabados .... beijos prof° Rosi te amoo !!!!!!
ResponderExcluirNo jogo dos conselhos :Com apenas uma folha e uma caneta,
ResponderExcluir1°- escreva um coseho para você mesmo , depois para um familiar seu , logo em baixo para um amigo seu .
quando acabar de escreve-los de para a professora ou o responsavel que estiver ncomandando o jogo : Ele embaralha as folhas e distribuir uma para cada participante .
2°- Por final escolha o melhor conselho para você.
Foi muito legal nos aprendemos a compartilhar, respeitar e trabalhar em grupo.Emfim gostei muito ,mas pena que nao conseguimos terminar.
ResponderExcluirprimeiro pega uma folha e uma caneta ou lapis escreva um comselho para si mesmo depois que já escreveu escreva um conselho para seu amigo e depois para uma passoa que voce ama muito, e depois de para alguém embaralhar distribuir para quem esta brincando sente numa roda e escolha um conselho que tu acha que vai servi para ti e conte .
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirjogo da corda bamba:nós da 6°série;tinhamos que fazer filas;e cada uma das filas tinha que andar em sima da corda que estava no chão sem se desenquilibrar;tem que ir picando a bola no chão e passando para tras em grupo sem deixar a bola cair , 1° começa sozinho depois em dupla , trio e se tiver mais participantes vai indo ...
ResponderExcluirmuito legal e educativo!!!!
Foi uma pena ter acabado os jogos ...
ResponderExcluirDOUGLAS CARBONI
ResponderExcluirO jogo dos Autógrafos:Tinha que pega uma caneta e uma folha e um aluno ficava sentado na mesa e vinha os outros alunos pegar autógrafos quem pegase mais autógrafos ganhava o jogo.
A Corda Bamba: pegamos uma corda e esticamos no chão, dai tinhamos que caminhar ensima da corda picando a bola, quem consseguise ir até o final da corda sem decha a bola parar de picar ganhava o jogo.
Conselho:tinhamos que fazer um conselho pra sí mesmo,amigo e um parente:escrevemos uns conselhos para si amigo parente:dai no final sentemos no chão e lemos um conselho que gostamos:
O que mudaria na vida era se todos se respeitasse fossem amigos se amace.
No jogo dos autógrafos vc tinha que pegar uma folha e conseguir o número maior de autógrafos legíveis para ganhar. Mas o que complicou foi o autógrafo legivel porque não dava pra entender nada. Resultado .Ninguém conseguiu o autógrafo de todo mundo da sala. Mas depois discutimos o que tinha que fazer para conseguir o autógrafo de todos. Não era uma folha pra cada um, era uma folha para todos assinarem. O que mudou, foi que eu sempre fazia tudo sozinho e agora aprendi a fazer em grupo.
ResponderExcluir